O planejamento e suas raízes na Teoria Administrativa

A Teoria do Processo Administrativo contribuiu de maneira significativa para o desenvolvimento, a sustentação e a prática da Administração nas empresas. O principal idealizador desta teoria foi o engenheiro francês Henri Fayol, que após uma bem sucedida carreira como executivo de uma empresa mineradora e metalúrgica, dedicou-se a detalhar e a publicar os seus conhecimentos, obtidos por sua experiência prática e por seus estudos.

A teoria de Fayol caracterizou-se por contribuir com a determinação dos princípios da administração das organizações, definindo as responsabilidades dos executivos das organizações e esclarecendo as funções que as organizações devem desempenhar. Para conceber a sua teoria, Fayol organizou todas as operações de uma empresa seis grupos distintos:

1º) Operações técnicas: produção, fabricação, transformação;

2º) Operações comerciais: compras, vendas, permutas;

3º) Operações financeiras: procura e gerência de capitais;

4º) Operações de segurança: proteção de bens e de pessoas;

5º) Operações de contabilidade: inventários, balanços, preços de custo, estatística, etc.;

6º) Operações administrativas: planejamento, organização, direção, coordenação e controle.

Fayol entendia que todas estas operações são funções essenciais para as organizações. No entanto, apesar das cinco primeiras operações serem bem conhecidas, Fayol considerava que as funções que compreendiam as operações administrativas eram tão ou mais importantes que as demais, pois afirmava que nenhuma das cinco funções precedentes tem o encargo de formular o programa geral de ação da empresa, de constituir seu corpo social, de coordenar os esforços, de harmonizar os atos. Assim, coube à Teoria do Processo Administrativo explicar que administrar é planejar, organizar, comandar coordenar e controlar, explicando cada uma destas funções: 

a)    Planejar: é pensar o futuro e traçar o programa de ação;

b)   Organizar: é constituir o duplo organismo, material e social, da empresa;

c)    Comandar: é dirigir as pessoas;

d)   Coordenar: é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os esforços;

e)    Controlar: é zelar para que tudo corra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Nota-se, então, que para que a Administração ocorra nas empresas sem traumas é preciso planejar. O planejamento tem como função primeira e fundamental estabelecer as condições para que a empresa conduza suas atividades com sucesso. É função essencial para toda e qualquer organização. O planejamento está presente na maioria das empresas, nem que seja para nomear um departamento (Planejamento e Controle da Produção) ou nomear algumas ações que muitas empresas realizam (Planejamento Estratégico). O fato é que o planejamento não é uma prática comum para muitas empresas.

O planejamento tem a ver com a busca pelo aumento da produtividade, entendida aqui como a eficiência com a qual as entradas são transformadas em produtos finais. Isto traz competitividade à empresa, pois se considerarmos que uma das estratégias mais populares de competitividade é o preço baixo, a produtividade poderá causar uma redução nos custos de produção e, conseqüentemente, uma redução nos preços de venda. Contudo, a produtividade e a competitividade somente se concretizam se houver um delineamento muito claro da missão da empresa, de forma que as ações e estratégias que decorrem da missão organizacional permitam o alcance dos objetivos da empresa. Esta assertiva justifica-se com base no fato de que se a empresa define uma missão de maneira simples, clara e direta, que seja entendida por todos, as pessoas terão facilidade de entender a razão de seu trabalho e agir de acordo com a missão organizacional.

Anúncios

Sobre Fabiano Goldacker

A Ponte ao Futuro é onde eu consigo aliar minha vocação com a minha paixão, que são as pessoas. Trabalhar com pessoas e desenvolver equipes é uma grande paixão, e depois de mais de dez anos atuando como gestor de grandes equipes acabei descobrindo que essa também é minha vocação. Unir essa vocação com a minha paixão faz com que surja um sentimento muito nobre, o qual eu quero contribuir para que as pessoas encontrem: a realização profissional.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s